Infertilidade Masculina, como tratar?

A infertilidade conjugal é uma doença definida pela OMS como a ausência de gravidez após 1 ano de relação sexual sem contracepção, que afeta 15% dos casais e é caracterizada por causas femininas e masculinas. A porcentagem de fatores masculinos e femininos é igual e em torno de 40%.

Infertilidade masculina

Quais exames devem ser feitos para diagnosticar a infertilidade masculina?

Como a definição é clínica e depende de um período experimental, saberemos que, após 12 meses se o casal é infértil,. Em alguns casos, o diagnóstico é dado pela análise seminal (espermatozóide) em casos de azoospermia (sem espermatozóides no ejaculado), não há necessidade de esperar 12 meses para tentar. Condições pré-existentes que causam infertilidade não precisam esperar 12 meses para o diagnóstico.

“(…) homens com infertilidade conjugal, deve fazer exames como: varicocele clínico (exame físico), análise espermática anormal (espermatozóide), aumento da fragmentação do DNA do espermatozóide ou testosterona em baixas doses são o tratamento cirúrgico de primeira escolha”

Dra. Amanda
Medicina Reprodutiva, Ginecologia e Obstetrícia em São Paulo

Como tratar a infertilidade masculina?

O tratamento depende da causa da infertilidade, apos a causa se tornar conhecida, o tratamento pode ser, tratamento clínico ou cirúrgico, com resultados, médico e paciente entra em consenso qual a melhor forma de tratamento.

Tratamento cirúrgico

1 º Varicocele

Para homens com infertilidade conjugal, varicocele clínico (exame físico), análise espermática alterada (sêmen), aumento da fragmentação do DNA do espermatozóide ou testosterona em baixas doses, eles são o tratamento cirúrgico de primeira escolha, subinguinal e microcirúrgico.

2º Vasectomia

Homens vasectomizados que querem ter filhos novamente têm reversão de vasectomia como primeira opção de tratamento. É importante ressaltar que a vasectomia no tempo não é uma indicação de reversão do fator limitante e a avaliação do casal é essencial para uma indicação segura, porque se houver falha ovariana ou bloqueio tubário, precisamos mudar a opção.

3º Ressecção do canal ejaculatório

O bloqueio dos ductos ejaculatórios é um evento raro e provoca diferentes, mas pode ser tratado com a cirurgia endoscópica dos ductos descolantes realizada pela uretra.

Tratamento clínico

Nesta opção, nas infecções genitais, aparelho de disfunção hormonal e ejaculação retrógrada, que são tratados com medicamentos específicos para cada caso.

Tratamento com a fertilização assistida

No caso em que uma infecção ocorre pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV / AIDS), deve-se notar que, por exemplo).

Nós temos dois grupos de tratamento:

1º Baixa complexidade

Inseminação Intra-Uterina (IIU)

2 ºAlta complexidade

Fertilização convencional “in vitro” (FIV)

Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóides (ICSI)

Qual é a diferença entre IUI, FIV e ICSI?

Fertilização ocorre IUI dentro do corpo da mãe, sem a necessidade de remover o óvulo do ovário. A IUI é baseada na estimulação ovariana com citrato de clomifeno ou gonadotrofina para desenvolver até três ovos contando ambos os ovários. O desenvolvimento dos ovos é monitorizado e, num momento apropriado, os espermatozóides são preparados no laboratório para separar os espermatozóides activos e injetar o tratamento no útero com espermatozóides especiais.

Na fertilização in vitro e ICSI, também fazemos estimulação ovariana, mas intensidade mais forte para que mais ovos se desenvolvam nos ovários. Acompanhamos o desenvolvimento dos ovos e em um dado momento o paciente é levado à clínica para ser submetido a uma punção de oócitos. Essa remoção dos ovos é feita sob sedação e guiada por ultra-som. Depois de serem removidos, os ovos vão para a manipulação do gameta do laboratório e é aí que ocorre a fertilização e a cultura do embrião. Após 3 ou 5 dias de cultura, os embriões são transferidos para o útero por um cateter de transferência.

É assim que a medicina ajuda os casais inférteis a engravidar. Questões? Converse com seu urologista.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Scroll To Top